Variedade de uva – Malbec

Variedade de uva – Malbec

A Malbec é uma variedade de uva tinta originária do centro sul da França, mas precisamente da região de Cahors. Porém, foi na Argentina, onde esta uva encontrou ótimas condições para seu desenvolvimento.

Enquanto na França a Malbec é usada em cortes com a Cabernet Sauvignon para suavizar um pouco a força desta, na terra de “los hermanos”, principalmente na região vitivinícola de Mendoza, a Malbec passou a ter um papel de protagonista. E que protagonismo maravilhoso!

Na Argentina ela se desenvolve com toda plenitude, entregando aromas e sabores intensos, poderosos e altamente sedutores.

Também encontramos a Malbec no Chile, Austrália, Nova Zelândia e Itália.

Análise sensorial dos vinhos Malbec

Tenho que fazer uma pausa para falar uma coisa para você: essa parte não é frescura gente! Pode parecer difícil no começo, mas com bastante treino todo mundo consegue aprender. E tem coisa mais gostosa que aprender tomando vinho?

Nas análises sensoriais, vamos “descobrindo”, a partir dos nossos sentidos (VISÃO, OLFATO e PALADAR), algumas características dos vinhos que vão nos ajudar a saber, por exemplo, o motivo pelo qual preferimos  vinho com mais suavidade ou de vinho mais potente.

Os vinhos elaborados com a Malbec costumam ter coloração que vão do vermelho profundo ou rubi intenso com matiz violáceo ou azulado.

Seus aromas são de amoras, cerejas maduras e trufa, quando jovem.

Em boca é bastante frutado, estruturado, redondo, com sensação de dulzor. Fino e elegante.

Quando envelhece em barrica, fica mais complexo, com notas de baunilha, café, couro e chocolate.

Harmonização:

Podemos harmonizar vinhos Malbec com uma boa parrilla argentina (carnes vermelhas), queijos como o gruyère ou emmental, pão com linguiça (chouripan), pizza ou massas com molho de tomate, trufas e queijo parmesão.

Como sobremesa pode acompanhar bombons de chocolate amargo recheado com pasta de frutas secas.

No Brasil você encontra facilmente bons vinhos elaborados com a Malbec em lojas on-line. Separamos algumas para você escolher seus vinhos Clique aqui

Para quem está começando no mundo dos vinhos e quer aprender mais sobre o tema, aqui no blog tem artigo toda semana. E para quem já está iniciado no assunto, tem vários artigos com mais profundidade.

Continue acompanhando nossos artigos e assista também nossos vídeos no YouTube.

Salud!🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!