Vinhos de Mâcon – sub-região vitivinícola da Borgogna

Hoje vamos para a França para conhecermos mais uma região vitivinícola desse país mais que importante para o mundo do vinho.
Falaremos sobre a localização dessa região, como é o tipo de solo e clima que encontramos ali, as uvas cultivadas e as principais características dos vinhos produzidos.
Mâcon é uma sub-região vitivinícola localizada na Borgogna. Entender a Borgogna não é tarefa fácil para quem está começando no mundo do vinho, então vamos explicar passo-a-passo para que você compreenda melhor essa região e seus vinhos.
A Borgogna é dividida em cinco grandes regiões vitivinícolas, sendo que uma delas é Les Maconnais – sub-região de Mâcon, situada bem ao sul da Borgogna, onde encontramos vinhos com ótima relação custo-benefício.
Mâconnais é uma região com muitas colinas que tem como capital a cidade de Mâcon onde você pode disfrutar das espetaculares vistas do Vale do Saone.
Encontramo aí vinhos regionais em três denominações de origem (em francês A.O.C. – Appellation Origine Controlée) de acordo com o nível de qualidade:
- Mâcon
- Mâcon Supérieur
- Mâcon-Villages
Algumas comunas (que são distritos de Mâcon) como Lugny, Vire, Milly-Lamartine, entre outras, podem utilizar no rótulo, o nome antes da denominação de origem.
A principal uva cultivada nessa região é a Chardonnay. Porém encontramos também as tintas Pinot Noir e Gamay.
O clima bem ensolarado nas colinas de solos com predomínio de calcáreo e argila são excelentes para o cultivo da Chardonnay que gera vinhos de boa qualidade, ricos em aromas e dependendo da safra tem bom equilíbrio entre álcool e acidez.
Já a Pinot Noir e a Gamay são cultivadas nas áreas mais planas dando vinhos tintos jovens mais rústicos.
Na região Les Mâconnais temos outras A.O.C também com vinhos bem interessantes como Pouilly-Fuissé e Saint-Veran, mas isso é assunto para outro artigo.
Bons vinhos 🍷🍷
Seja o primeiro a comentar!