O que são vinhos de corte, assemblage ou blends ?

O que são vinhos de corte, assemblage ou blends ?

Uma dúvida muito comum entre quem se interessa em aprender sobre vinhos é entender o que são os vinhos de corte e as características desses vinhos.

Então hoje vamos  explicar o que é um vinho de corte (assemblage ou blends) e por que os produtores optam por elaborar esses tipos de vinhos. 

Assemblage é um termo francês que significa o mesmo que vinhos de corte, ou seja, quer dizer que o vinho foi elaborado com mais de uma variedade de uva, ao contrário dos vinhos varietais que são feitos a partir de uma só variedade de uva.

Após a colheita, os produtores vinificam os caldos obtidos das uvas separadamente por cada variedade e geralmente mesclam os vinhos antes da fase de repouso. 

A vinificação também pode ser feita fermentado as diferentes variedades de uvas juntas. 

E por que é feito essa assemblage ou corte?

Cada variedade de uva tem suas próprias características e a mescla é uma opção do produtor em buscar o perfil do vinho desejado através da mistura de aromas e sabores, dando ao vinho equilíbrio e complexidade.

E na minha opinião isso constitui uma verdadeira alquimia, pois equilibrar através da mescla todos os componentes dos vinhos é uma arte!

É muito importante deixarmos bem claro que vinhos de corte podem ter tanta qualidade quanto vinhos varietais. O fator qualidade NÃO tem relação com as mesclas que o produtor decide, ou não, realizar para produzir os vinhos. 

Existe muitas regiões espalhados por esse mundão, famosas por seus vinhos de corte, como por exemplo Bordeuax, Champagne e Châteauneuf-du-Pape (na França) , Cava e Priorat (na Espanha), Valpolicella (na Itália), entre várias outras. 

Nossa dica para hoje e que você pratique bebendo vinhos de corte com uvas que você goste ou que tenha costume de beber comparando com vinhos varietais dessas mesmas uvas. E lembre-se de ir anotando suas impressões em relação aos aromas e sabores que for percebendo. 

Se tiver alguma Dúvida, escreva para nós: O contato pode ser via email ou via WhatsApp (basta clicar no link).

 Bons vinhos🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!