Priorat – vinhos com carácter e prestígio

Priorat – vinhos com carácter e prestígio

Para quem quer aprender sobre vinhos, além de conhecer as variedades de uvas, os tipos de vinhos, conceitos de harmonização entre outros assuntos relacionados ao mundo do vinho, é muito importante também conhecer as características das regiões vitivinícolas pois elas influenciam diretamente no carácter do vinho. 

Então hoje a nossa viagem será pela região do Priorat, uma região vitivinícola espanhola que se caracteriza pela personalidade forte de seus vinhos de prestígio inegável. 

Vamos dar um panorama de como é o clima e o solo (diga-se de passagem, bem específico nessa região) e qual a influência dele no vinho. Além disso vamos falar sobre as principais cepas cultivadas por ali e também as características dos vinhos do Priorat. 

Para quem não conhece a região vamos começar situando onde está localizado o Priorat. A região fica na província de Tarragona, no sul Cataluña (Espanha). 

Os monges que pertenciam a ordem religiosa chamada Scala Dei (Escada de Deus) desenvolveram a viticultura na região no século XII a mando do rei Alfonso, porém entre os 80 e 90 do século passado o Priorat passou por uma transformação com desenvolvimento de novas técnicas, graças a produtores inquietos como Álvaro Palácios, René Barbier, Jose Luís Pérez, entre outros.

O Priorat gera vinhos com uma personalidade bem marcada pelo terroir que é muito particular nessa região. 

O solo é um dos principais contribuintes para o carácter único dos vinhos. O solo do Priorat é  formado por “llicorellas”, que são lâminas pequenas e finas de um tipo de ardósia autóctona, ou seja, própria da região.

É uma região vitivinícola formada por montanhas bem inclinadas, com um clima mediterrâneo temperado, marcado por verões bem quentes e invernos rigorosos, apresentando uma diferença de temperaturas entre o dia e a noite, a qual chamamos de amplitude térmica, que as videiras adoram pois faz com que seus frutos (as uvas) amadureçam muito bem.

Devido ao relevo, os vinhedos no Priorat, que se localizam nas montanhas íngremes, são cultivados em terraços, porém existem também alguns vinhedos em áreas mais planas. 

A maioria dos vinhos do Priorat são elaborados a partir de uvas de vinhas velhas, sendo que as principais variedades cultivadas são: 

Os vinhos mais famosos do Priorat são os tintos porém também se elaboram brancos de qualidade.

Em virtude do tipo de clima, das características do solo e da maneira que os produtores manejam seus vinhedos, os vinhos tintos do Priorat são: 

  • potentes
  • robustos 
  • encorpados
  • mantém uma elegância e finura particular
  • aromas frutados e minerais.
  • vinhos  jovens possuem taninos mais adstringentes 

Os brancos costumam ser:

Agora para entender melhor tudo o que falamos por aqui, seria ótimo você abrir uma garrafa de algum vinho do Priorat e buscar perceber (devagar) algumas características que definem os vinhos dessa região. 

Caso queira compartilhar sua experiência com a gente ou tirar alguma dúvida, é só nos enviar uma mensagem para o WhatsApp que disponibilizamos aqui no site para você. 

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!