Região vitivinícola de Toro (Espanha)

Hoje nossa viagem é para a histórica região vinícola de Toro, na Espanha. Falaremos sobre os estilos de vinhos “full power” que encontramos lá, assim como as variedades de uvas cultivadas e como o clima e o solo influenciam no caráter dos vinhos.
Começamos pela localização dessa denominação de origem espanhola.
Toro está localizada entre as províncias de Zamora e Valladolid, no noroeste da Espanha, no extremo ocidental da Comunidade Autônoma de Castilla y León.
O carácter dos vinhos de Toro é reflexo do clima, do solo, da altitude e da idade das vinhas.
O clima continental extremo é árido com verões muito quentes, invernos muito frios e com precipitação anual muito baixa. O grande número de horas de sol que os vinhedos recebem fazem com que as uvas concentrem muito açúcar.
As terras áridas com solos pobres compostos por conglomerado de argila, areia e calcário, e a altitude de 600-800 metros desempenham um papel fundamental para a qualidade dos vinhos. (Se deseja saber como a altitude influencia na qualidade dos vinhos confira também outro artigo nosso que fala sobre isso => clique aqui para ler).
A variedade de uva emblemática dessa zona é a Tinta de Toro (Tempranillo) com toda a sua exuberância, com vinhos tintos:
– Poderosos
– Intensos
– Taninos abundantes
– Alto grau alcoólico – atualmente as uvas são colhidas no ponto ótimo de maturação com um pouco de antecipação. E assim se obtêm vinhos com um grau alcoólico ligeiramente inferior.
– Muita intensidade de cor
Sem dúvida, os vinhos tintos dominam a região, mas também encontramos rosés versáteis e brancos muito interessantes, jovens e envelhecidos.
Muitos enólogos vinificam seus vinhos através da maceração carbônica, obtendo assim vinhos mais frutados para consumo precoce.
Além da Tinta de Toro, também são cultivadas: Garnacha tinta, Verdejo, Malvasía, entre outras.
Alguns dos vinhos Toro são verdadeiras joias de intensidade e elegância como San Román (Bodega Mauro), Numanthia, Dominio del Bendito, Belondrade y Lurton, Teso La Monja, entre outros.
Seja o primeiro a comentar!