Variedade de uva: Albariño (Alvarinho)

Variedade de uva: Albariño (Alvarinho)

Mais uma variedade de uva branca que fascina por sua delicadeza e particular autenticidade de seus vinhos com muita personalidade e um carácter todo atlântico. 

Vamos te contar sobre sua origem, onde essa variedade de uva é cultivada e como são os vinhos produzidos a partir da Albariño. 

Chamamos essa cepa de Albariño na Espanha e Alvarinho em Portugal.

Quando falamos de Albariño, automaticamente nos vem à cabeça duas regiões vitivinícolas: 

  • Galícia (na Espanha);
  • região do Vinho Verde (Portugal)

A Albariño tem sua origem na Galícia, mais precisamente nas margens do rio Umia com o cultivo extendido até a região norte de Portugal. Entretanto alguns acreditam que essa variedade foi levada da região de Mosel (Alemanha) para a Galícia pelos monges de Císter. 

Essa variedade de uva se desenvolve plenamente em climas húmidos, possui cachos pequenos, as uvas tem a casca grossa um pouco mais grossa e apresenta um amadurecimento precoce.

Uma das características mais interessantes da Albariño é sua capacidade de amadurecimento porém, mantendo uma acidez considerável. Isso gera vinhos com um equilíbrio de dar literalmente “água na boca”. 

No geral, os vinhos feitos a partir da Albariño:

Os estilos de vinhos feitos a partir da Albariño variam desde vinhos jovens bem frescos até vinhos mais estruturados e untuosos criados sob suas borras (sur lie) ou envelhecidos em barricas. 

A dica de hoje para praticar e conhecer mais sobre essa variedade de uva é a seguinte: comece comparando um albariño espanhol com um alvarinho português. 

Outra prática bem bacana é comparar um albariño jovem com um mais evolucionado e ir prestando atenção nas diferenças dos aromas e sabores entre os dois estilos de vinhos.

Fazendo esse exercício garanto que você vai aprender bastante sobre essa variedade. 

Ahhh!!! Mas lembre de repetir bastante esse exercício, pois aprender sobre vinhos exige muita prática. 

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários