Variedade de uva: Palomino Fino

Variedade de uva: Palomino Fino

Em breve estaremos comemorando a Semana dos Vinhos de Jerez #sherryweek2021 (08/11/2021 a 14/11/2021), vamos falar hoje sobre a variedade de uva mais emblemática do Marco de Jerez, a Palomino Fino.

Você vai saber as características dessa cepa, porque ela é a protagonista dos vinhos da região de Jerez (na Espanha), assim como as características dos vinhos elaborados a partir dela. 

A cepa Palomino Fino é autóctone da Espanha porém alguns estudos indicam que foram levadas à Península  pelos árabes, sendo utilizada principalmente na elaboração dos vinhos fortificados de Jerez. 

Porém, encontramos também a Palomino sendo cultivada em outras regiões espanholas como Castilla y León, Extremadura, etc.

Atualmente encontramos um movimento maior e interessantíssimo de produtores elaborando vinhos tranquilos, ou seja, não fortificados em Jerez, utilizando a variedade Palomino cultivada de forma orgânica ou biodinâmica. 

A Palomino é uma variedade branca de maduração mais tardia e por ter um caráter mais neutro, é ideal para elaboração dos vinhos fortificados, sendo muito bem adaptada ao clima bem quente e ao tipo de solo chamado albariza dessa região andaluza.

Os vinhos tranquilos da Palomino tem normalmente uma graduação alcoólica baixa-média, acidez alta, aromas herbáceos com toque salino, com estrutura fina e equilibrada.

Já na elaboração de vinhos generosos/fortificados, o que dominará são as aromas e sabores característicos da criação sobre velo de flor, do envelhecimento biológico e oxidativo.

Para praticar, sugerimos que beba vinhos secos tranquilos da Palomino Fino e vá anotando todos os aromas e sabores que for percebendo. 

Se você ainda não experimentou vinhos de Jerez, comece provando o Fino e o Manzanilla, que também são elaborados a partir da Palomino Fino. 

Você se surpreenderá com as diferenças de aromas e sabores e como o tipo de elaboração desses vinhos influencia em suas características organolépticas. 

É justamente por toda essa pluralidade e possibilidades que somos apaixonados pelo mundo do vinho. 

Bons vinhos 🍷🍷 !

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!