Variedade de uva Zinfandel (Primitivo)

Variedade de uva Zinfandel (Primitivo)

Você que acompanha nossos artigos por aqui, já sabe que conhecer as variedades de uvas a partir das quais se elaboram os vinhos, é bem importante para quem quer aprender cada vez mais sobre o mundo do vinho.

Saber a origem da uva, quais são as suas características e como costumam ser os vinhos feitos a partir de determinada cepa, é importante para começarmos a diferenciá-los.

Dessa maneira vamos aprendendo os motivos de gostarmos mais de um vinho do que de outro.

A cepa de hoje é a Zinfandel (ou Primitivo) uma variedade de uva tinta. Te contamos qual a origem dessa uva, quais as regiões onde mais se cultiva, e claro, as características dos vinhos feitos a partir dela. 

As regiões de destaque no cultivo da Zinfandel são: 

  • Napa e Somona (Califórnia)
  • Austrália
  • África do Sul
  • Itália (na região da Puglia, onde geralmente a Zinfandel é misturada com a Negroamaro) 

Essa cepa é bem produtiva porém costuma não ter um amadurecimento uniforme do cacho, e com isso alguns os produtores fazem uma seleção manual das uvas separando aquelas com amadurecimento adequado para produzir vinhos com melhor qualidade. Por isso, as vezes encontramos vinhos da Zinfandel com um valor mais elevado. 

Em plantas mais velhas o rendimento é menor e consequentemente, vão gerar vinhos com qualidade superior.

A partir da Zinfandel se elaboram vinhos tintos, fortificados, de sobremesa e um estilo rosé chamado “Zinfandel branco”.

Os vinhos tintos elaborados a partir da Zinfandel são geralmente:

A origem da Zinfandel era muito controversa, porém atualmente sabemos através de teste de DNA que se trata de uva idêntica a Primitivo (da Itália) e da Tribidrag (da Croácia). 

Para quem curte vinhos mais pesados a Zinfandel pode ser uma boa escolha. 

Importante também lembrarmos que as características podem variar de acordo com a região, em função do tipo de solo, clima e do próprio processo de vinificação. 

Então escolha um Zinfandel ou Primitivo para você praticar e ir aprendendo enquanto bebe seu vinho. Beba prestando atenção nas sensações que o vinho está te despertando em relação aos aromas, sabores e texturas. 

Uma dica: vai anotando tudo! Isso ajuda você a ir se lembrando e também para comparar um vinho com outro. 

Garanto que assim você vai aprender cada vez mais.

Se tiver dúvidas pode nos enviar um WhatsApp que teremos o maior prazer em responder.

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!