Variedade de uva – Sauvignon Blanc

Variedade de uva – Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma variedade branca de origem francesa, da região de Bordeaux e do leste do vale do Loire. Seu nome tem origem nas palavras “sauvage”, que quer dizer selvagem, e “vingnon”, significa vinha.

A famosa Cabernet Sauvignon junto como a Cabernet Franc, são consideradas os “pais” da Sauvignon Blanc que é uma variedade bastante popular pelo mundo.

Em função do terroir, os vinhos Sauvignon Blanc adquirem características próprias. Por exemplo:

  • Em zonas frías: vai ter carácter mais mineral e herbáceo.
  • Em zonas quentes: apresenta carácter mais frutado.

O tipo de solo também tem influência. Solos de terras com calcário, com elevada proporção de sílex (uma espécie de quartzo formada de sílica) e argila fazem com que essa uva alcance um alto potencial de expressão. O clima é importante para a maduração da uva e para que o vinho adquira equilíbrio.

MADURAÇÃO  =  ACIDEZ↓  e  AÇÚCAR↑  =  INTENSIDADE AROMA DO VINHO↑

Sauvignon Blanc e suas mais famosas Denominações de Origens

  • Pouilly-Fumé e Sancerre (Vale do Loire) são as AOP (Appellation d’origine contrôllée) principais que cultivam essa uva na França. Em pouilly-fumé os vinhos são mais perfumados, ricos e complexos e em sancerre mais pleno e óbvio, porém com a mesma qualidade.
  • Graves e Sauternes/Barsac (Bordeaux) são outras AOP também francesas importantes no cultivo da Sauvignon Blanc. Graves se destaca por envelhecer muito bem esse vinho branco em madeira. Em Sauternes/Barsac se produz um vinho doce com corte de Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle muito especial (dedicaremos outro artigo especialmente para ele).

Outros países que também cultivam a Sauvignon Blanc são: Espanha, Austrália, Argentina, Estados Unidos (California), Chile (região de Valparaíso).

Análise sensorial do vinho com Sauvignon Blanc

  • A coloração dos vinhos elaborados com a Sauvignon Blanc apresentam uma cor amarelo pálido.
  • Seus aromas são de melão e frutas cítricas, rosas brancas, ervas, pimentão verde e azeitona.
  • Em boca ele é seco, apresenta bastante frescor, bem ácido e com mineralidade marcante.
  • Se os vinhos envelhecem em barrica de madeira se tornam mais complexos com aromas mais defumados.

Harmonização com vinhos Sauvignon Blanc

Tem harmonizações que podemos dizer que são clássicas, por exemplo, um Sauvignon Blanc de Sancerre ou Pouilly-Fumé combina bem com queijo de cabra cremoso, mariscos e pescados.

Para mim, a melhor combinação é como aperitivo, com ostras e ceviche.

O importante para ir se acostumando a perceber os aromas e sabores que caracterizam os vinhos elaborados com determinada variedade de uva é ir bebendo e aprendendo. Aqui no Blog temos algumas opções onde você pode adquirir seus vinhos de forma on-line.

Confira o vídeo em nosso Canal no Youtube sobre a Sauvignon Blanc. Lá comparamos dois vinhos monovarietais (100% Sauvignon Blanc) de regiões diferentes, um da Espanha e outro da Nova Zelândia.

Lembrando que aqui no blog tem artigo toda semana para quem está começando no mundo dos vinhos  e também para quem já está iniciado no assunto e quer artigos com mais profundidade.

Salud!🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!