O que é o Cap Classique?

O que é o Cap Classique?

Hoje é dia de mais vinho espumante por aqui. Se você curte os vinhos com borbulhas, então segue aí pois vamos falar sobre o Cap Classique. De onde é esse espumante, como ele é feito e quais são as suas principais características.

Bom, e como aqui no Vinhos e Castelos gostamos mesmo não só falar de vinhos mas sim da cultura do vinho e tudo que envolve essa bebida que adoramos, hoje vamos viajar lá para a África do Sul. 

Sim, o Cap Classique é um espumante producido na África do Sul que surgiu pela associação de um grupo de produtores com a idéia de promover os vinhos premium espumantes produzidos no país.

O nome Cap Classique vem da arte clássica de produção dos vinhos espumantes introduzidos naquele país pelos hugonotes franceses, sendo que o primeiro espumante produzido se chamava Cape Sparkle.

O Cap Classique é um espumante elaborado através do método tradicional (Champenoise) ou seja, da mesma maneira que se elabora o Champagne. 

As variedades de uvas mais comumentes usadas para elaboração do Cap Classique são:

Esses espumante expressam bem os diferentes “terroirs”, por causa da diversidade geográfica da qual procedem as uvas. 

O Cap Classique:

  • pode ser seco ou ter certo dulçor
  • Corpo leve
  • Fresco
  • Acidez elevada
  • Aromas cítricos, gengibre, creme, padaria.

Se você quiser aprender mais sobre vinhos, a dica que damos, além de ler (e reler) nossos artigos aqui no Blog é praticar bebendo vinho. Um exercício bem bacana já que o assunto de hoje foi vinho espumante, é comparar por exemplo dois espumante diferentes e começar a perceber as semelhanças e diferenças entre eles.

Temos um outro artigo onde falamos sobre vários outros vinhos espumantes com seus diferentes métodos de elaboração. Então corre lá para conferir. Certeza que dessa forma você vai aprender disfrutando de vinhos. Tem coisa melhor?

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!