Região vitivinícola: Bierzo – Espanha

Região vitivinícola: Bierzo – Espanha

Nossa viagem hoje é para a região vitivinícola espanhola do Bierzo.

Como sempre dizemos por aqui no Vinhos e Castelos, conhecer sobre uma região produtora de vinhos é duplamente interessante, pois além dos vinhos em concreto, também podemos conhecer um pouco sobre a cultura da região que acaba influenciando na produção dos vinhos. 

Vamos falar onde se localiza essa região para que você possa se situar melhor geograficamente, como é o tipo de clima, solo e relevo, além das variedades de uvas cultivadas e das principais características dos vinhos produzidos ali.

O Bierzo é uma das zonas vitivinícolas da macrorregião de Castilla y León, localizada no noroeste da Espanha bem perto da fronteira com a Galícia. 

Está situada no vale do rio Sil com um visual e uma luminosidade de tirar o fôlego. 

E se você curte vinhos e viagens como nós, fica aqui a dica para incluir essa região no seu roteiro quando vier para a Espanha. 

Ahh!! E como sempre encontramos uma conexão entre vinhos e castelos, vale a pena conhecer também o Castelo dos Templários de Ponferrada.

Os vinhos elaborados no Bierzo apresentam muita qualidade e uma personalidade cativante. 

Na sua grande maioria são vinhos tintos e rosés. Porém encontramos também vinhos brancos com características muito próximas dos vinhos galegos.

O clima é continental, húmido, com temperaturas suaves e influência atlântica. 

Apresenta solos formados de ardósia, quartzo, basalto com terra parda e húmida com vinhedos distribuídos em minifúndios pelos terrenos inclinados.

A variedade de uva que reina na região é sem dúvida a tinta Mencía, sendo também cultivadas a Garnacha, Merenzao, Estaladiña. 

Entre as brancas encontramos a Doña Blanca, Malvasía, Palomino, Godello.

Os vinhos produzidos a partir da Mencía são geralmente:

  • Frutados
  • Refrescantes 
  • Leves
  • Aromáticos 
  • Taninos suaves e redondos

Os vinhos brancos e rosés também são ligeiros, frescos e frutados.

Temos observado nos últimos anos uma verdadeira revolução nos vinhos do Bierzo, por exemplo, a nova classificação por unidades geográficas menores, ou seja, classificação dos vinhedos. Isso quer dizer que, os vinhos também  podem ser comercializados sob o nome do município ou o local concreto de procedência da uva, como acontece já há séculos na Borgogna e Piemonte.   

Destacamos também o trabalho bacana de vinhateiros nessa região produzindo vinhos naturais com mínima intervenção.  

Sempre fica mais fácil aprender sobre vinhos praticando, ou seja, bebendo vinhos.

A sugestão de hoje para começar a praticar, é beber vinhos tintos elaborados a partir da Mencía de produtores diferentes do Bierzo e ir prestando atenção na expressão e no carácter dessa variedade nessa região. 

Você pode também beber vinhos brancos do Bierzo comparando eles com vinhos brancos de zonas vizinhas (Monterrei ou Valdeorras) feitos a partir das variedades Godello ou Doña Blanca. Além de praticar, você vai desfrutar muito desses vinhos deliciosos.

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!