Região vitivinícola: Chinon

Região vitivinícola: Chinon

Falar sobre as regiões vitivinícolas espalhadas por esse mundão é muito importante quando queremos aprender e nos aprofundar na cultura do vinho.

Para entendermos por exemplo, os estilos de vinhos é fundamental sabermos quais as características do clima, dos tipos de solos, do relevo e como o homem, através da sua cultura, conduz os vinhedos e elabora os vinhos em cada região.

Hoje nossa “viagem” será para a região de Chinon que tem tudo a ver com nosso projeto Vinhos e Castelos, pois por todo canto dessa região encontramos sempre um castelo associado aos vinhedos. 

Vamos falar um pouco sobre sua localização, como é clima e o solo de lá e como isso tudo influencia os vinhos produzidos nessa região.

Chinon é uma zona produtora de vinhos que pertence ao Vale do Loire, na França.

A zona vitivinícola de Chinon fica localizada ao redor do rio Vienne (um dos afluentes do rio Loire) onde o clima é semi oceânico, amenizado pela influência oceânica.

Os vinhedos localizados mais próximos das margens do rio onde o solo apresenta mais areia e cascalhos, geram vinhos mais jovens, leves, redondo em boca e agradáveis.

Já os vinhedos que estão nas ladeiras, onde o solo é mais firme e rico em calcário, os vinhos são geralmente mais estruturados, podendo envelhecer por mais tempo. 

A principal uva da região é a tinta Cabernet Franc muito favorecida e bem adaptada às colinas e a exposição dos vinhedos, sem esquecer do microclima bem favorável que a Cabernet Franc adora. 

As principais uvas cultivadas em Chinon são: 

Os vinhos de Chinon  podem ser tintos (a maioria), brancos e rosés. 

Os vinhos tintos geralmente tem as seguintes características:

  • Equilibrados
  • Corpo leve a médio
  • Sedosos
  • Taninos moderados
  • Aromas de frutas vermelhas e frutas negras em compota.

Já os vinhos brancos são:

  • Sedosos 
  • Corpo médio a leve
  • Aromas frutado e pode apresentar leve toque de mel
  • Minerais (ver o que é Mineralidade do vinho)

Os vinhos rosés são:

Nossa dica para você colocar em prática o conteúdo de hoje, é tomar um vinho de Chinon e ir anotando todas as sensações (aromas e sabores) que você for conseguindo perceber. Praticando sempre você vai conseguir aprender, porque vinhos de regiões diferentes tem tipicidade diferente um do outro. 

Se tiver alguma dúvida, mande um WhatsApp.

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!