Região vitivinícola de Savoie – França

Região vitivinícola de Savoie – França

Nossa viagem de hoje através do vinho é para a região vitivinícola francesa de Savoie, uma zona de montanhas e lagos que no inverno são um presente para quem curte paisagem com neve e claro, para quem curte o mundo do vinho. 

Vamos te contar onde está localizada essa região, como é o clima e o solo, as principais uvas cultivadas, além das características dos encantadores vinhos produzidos ali.

Savoie se localiza no extremo leste da França, tendo a Suíça a leste, a região vitivinícola do Jura ao norte e Bugey (outra região vitivinícola) a oeste, colada em Savoie. 

A proximidade de Savoie com os Alpes suíços faz com que os vinhos apresentem um carácter alpino, com bastante frescura por causa da alta acidez.

O clima da região é continental com influência tanto dos Alpes quanto mediterrânea. 

Savoie tem solos variados provenientes da época da formação dos Alpes nos períodos Cretáceo e Jurássico, composto de rocha calcária e depósitos aluviais com presença de argila. 

A maioria dos vinhedos de Savoie se encontram a sudeste da cidade de Chambéry, capital histórica de Savoie. 

A região é dominada pelos vinhos brancos elaborados a partir das variedades:

  • Jacquère
  • Roussette (Altesse)
  • Roussanne
  • Gringet
  • Chasselas
  • Chardonnay
  • Entre outras

Essas variedades brancas representam 70% dos vinhedos de Savoie onde elas se desenvolvem muito bem devido a grande exposição ao sol e a altitude.

Esses vinhos brancos de Savoie são bem convidativos, principalmente para quem curte experimentar vinhos com a personalidade marcada por uvas indígenas, ou seja, próprias da região. 

Os vinhos brancos são secos, ligeiros e tem grande frescura.

As variedades tintas tem uma certa dificuldade para amadurecerem adequadamente em Savoie em razão do clima mais frio, porém encontramos alguns vinhos feitos partir da Moudeuse, Pinot Noir e Gamay. 

Como já dissemos, a maioria dos vinhos de Savoie são brancos, mas encontramos também alguns tintos, rosés e espumantes. 

Em Savoie encontramos as seguintes denominações de origem (chamadas na França de AOC):

  • Vin de Savoie: para todos os vinhos de Savoie.
  • Roussette de Savoie: para os vinhos brancos da variedade Altesse (Roussette).
  • AOC Seyssel: uma localidade que tem sua própria denominação para vinhos brancos secos e espumantes. 

Podemos encontrar também mencionados nos rótulos dos vinhos de Savoie a nomenclatura referente aos 16 Crus que estão dentro da região de Savoie, por exemplo: Chignin, Abymes, Apremont, Ripaille, Marin, Crépy, etc…

Claro que a melhor maneira de praticar é mesmo bebendo, então a dica para começar a entender Savoie é que você busque vinhos brancos dessa região comparando com outros vinhos brancos que você já está mais familiarizado. 

Beba prestando atenção nas sensações de aromas e sabores que o vinho vai despertando em você. E como já dissemos por aqui, vai anotando tudo!

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!