Vinhos do Uruguai

O Uruguai tem uma cultura vitivinícola muito interessante e hoje vamos falar um pouco dos vinhos desse país bem pequeno, que possui consumidores de vinhos que figuram entre os mais fiéis da América do Sul.
Você vai saber por que a variedade Tannat é tão conhecida por ali e as diferenças entre os vinhos dessa mesma variedade em sua terra de origem (França).
Vamos pontuar também as características dos vinhos, como o clima da região influência na tipicidade dos vinhos uruguaios, quais são as principais regiões produtoras e como classificam seus vinhos.
Se você já curte vinhos do Uruguai e quer saber um pouco mais, aproveite, pois beber vinho conhecendo mais sobre eles, só aumenta o prazer.
O Uruguai é um país localizado na América do Sul (entre Argentina e Brasil) com um relevo que na sua maioria é plano e apresenta estações do ano bem marcadas. A viticultura é atlântica com regiões vinícolas ensolaradas e húmidas, que sofrem bastante influência de brisas do sul do Atlântico que ajudam a refrescar a região, fazendo com que as vinhas tenham uma maduração lenta.
O solo é calcáreo com argila e arenito, com alta proporção de matéria orgânica.
Toda essa condição climática e de solo faz com que os vinhos geralmente sejam frescos por causa do nível de acidez mantendo um equilíbrio bacana entre aromas e sabores.
A variedade de uva que se destaca por sua expressividade no Uruguai é a Tannat (também conhecida aí como Harriague), que tem origem francesa (região dos Pirineus Atlânticos) mas que se adaptou muito bem ao solo e ao clima uruguaio onde gera vinhos bem encorpados, com muita estrutura e bastante taninos, porém mais aveludados que os Tannat franceses, que na minha opinião tem taninos um poucos mais difíceis de “domar” e são mais austeros.
Se cultivam também as cepas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Chardonnay, Sauvignon Blanc, entre outras.
Os vinhos no Uruguai são classificados de acordo com seu nível de qualidade em:
- Reserva
- Gran Reserva
- Barrel Selected
- Reserva Preferente de Familia
A maioria dos vinhedos uruguaios estão localizados nas seguintes regiões que oferecem uma variedade grande de terrois:
- Canelones
- Montevidéu
- San Jose
- Florida
- Colonia
Encontramos vinhedos também em :
- Salto
- Paysandú
- Rivera
- Artigas
- Durazno
Aproveite a próxima vez que for beber vinho uruguaio para comparar vinhos de várias regiões diferentes do mesmo país. Isso ajudará você a perceber as influências do que chamamos terroir.
Bom, se você quer saber mais sobre a Tannat, temos um artigo inteiro dedicado a ela e outro sobre harmonização com essa variedade.
Seja o primeiro a comentar!