Características dos vinhos brancos envelhecidos

Características dos vinhos brancos envelhecidos

Muitos acreditam que só vinhos tintos podem envelhecer, ou seja, podem ser capazes de evolucionar em garrafa.

Vamos então te mostrar que vinhos brancos também podem envelhecer tão bem como os tintos. 

E o que é necessário para que um vinho branco possa envelhecer bem?

Quais são as características que podemos encontrar nesse tipo de vinho?

Alguns vinhos brancos são capazes de evoluir em garrafa por muitos anos. Por exemplo, existem alguns vinhos brancos da Borgogna (França) e da região do Mosel (Alemanha) capazes de  envelhecerem por longos anos.

Claro que, mesmo um vinho branco elaborado para envelhecer, é difícil dizer como e por quanto tempo esse vinho evolucionará.

Durante o envelhecimento vão acontecendo algumas reações químicas entre os componentes do vinho, que formarão outros aromas e sabores que chamamos de bouquet que faz com que o vinho ganhe maior complexidade.

Seguem algumas considerações importantes para sabermos sobre os vinhos brancos envelhecidos:

  • Cor: no caso dos vinhos brancos, o componente responsável pela coloração são os flavonoles (presentes na casca das uvas brancas). Esses pigmentos aumentam a medida que o vinho branco vai envelhecendo alterando sua cor, que vai se tornando amarelo mais dourado podendo chegar a tonalidades mais amarronzadas.
  • Aromas e sabores: o vinho vai se tornando mais complexo perdendo seu carácter frutado e fresco, próprios da juventude, adquirindo características terciárias a medida que vai envelhecendo. Esses aromas e sabores vão surgindo a partir de reações complexas entre as substâncias que compõem o vinho.

      Podemos encontrar em vinhos brancos envelhecidos aromas como: amêndoas, casca de laranja, nozes, yodo, caramelo, mel, etc.

  • Os vinhos brancos fermentados e criados em madeira costumam ter um tempo de vida mais longo; 
  • A alta acidez é um componente fundamental para que um vinho branco possa evoluir bem em garrafa; 
  • Algumas variedades de uvas brancas por causa de suas características, são capazes de gerar vinhos aptos para envelhecerem, como é o caso da: Chardonnay, Riesling, Sémillon, Sauvignon Blanc, Arinto, Rkatsiteli, Savatiano, entre outras.

O mundo do vinho é muito rico e com infinitas possibilidades, portanto o bacana é experimentar sempre tudo.

Claro que nem todos os tipos de vinhos vão te agradar, porém conhecê-los com a cabeça aberta para novos aromas e sabores pode ser surpreendente.

Bons vinhos 🍷🍷.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!