Região vitivinícola: D.O. Ribeiro – Espanha

A zona vitivinícola de hoje é uma excelente surpresa para quem não a conhece.
Como aprender sobre vinhos é também conhecer várias regiões espalhadas por esse mundão, hoje é dia de Espanha.
Vamos falar sobre as uvas cultivadas, as características dos vinhos, da geografia e do clima da região. Pois sim!! É importante conhecer tudo isso (e muito mais) se você quer realmente aprender sobre vinhos.
Ahhh!! E conhecer sobre vinhos te dará muito mais liberdade para poder comprá-los com mais segurança, pois você vai aprendendo a saber quais são seus vinhos preferidos e porque.
Vamos começar situando geograficamente onde fica essa região vitivinícola.
Ribeiro é uma zona produtora espanhola localizada na Galícia, a oeste da província de Ourense, onde se formam os vales com o encontro dos rios Miño, Avia e Arnoia, com muita influência do Atlântico, pois a região está apenas a 45 Km deste.
Ribeiro é uma região onde predominam os vinhos brancos e com pouco vinho tinto.
As variedades brancas cultivadas aí são:
- Treixadura
- Loureira
- Albariño
- Torrontés
- Albillo
- Caiño Blanco
- Lado
Já as tintas são:
- Garnacha Tintorera
- Caiño Longo
- Caiño Tinto
- Caiño Bravo
- Mencía
- Sousón
- Ferrón
- Tempranillo
A cepa que reina em Ribeiro é a branca Treixadura e seus vinhos conseguem aí sua máxima expressão, sendo geralmente:
O clima dessa região tem influência atlântica porém essa influência é minimizada pelas cadeias montanhosas presentes ali que exercem um efeito protetor. O clima ligeiramente continental faz com que a zona tenha uma amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite) que favorece o amadurecimento adequado das uvas mantendo a acidez que vai dar toda uma frescura natural para os vinhos.
A paisagem da região é composta dos vinhedos cultivados nas ladeiras inclinadas ou bem próximo aos rios, com solos graníticos.
Uma das principais características da região é uma viticultura baseada em minifúndios.
Se você ainda não provou vinhos de Ribeiro, aqui vai nossa sugestão para colocar em prática o que você aprendeu sobre essa região. Aproveite os vinhos varietais ou os cortes elaborados através das variedades autóctones que citamos acima.
Você vai se surpreender.
Bons vinhos 🍷🍷.
Reoortagem muito bem concebida.
Mas a seu tempo ( se ainda nao realizaram), nao esqueçam a regiao do vinho verde, do outro lado o da fronteira, privincia de Minho, Portugal, onde is vinhis verdes têmmais proeminência e sauda para todo mundo.nomeadamente os. ALVARINHO E LOUREIROS.
Obrigado
Obrigado por seu comentário. Já fizemos sim um artigo sobre a região do Vinho Verde (confere lá https://vinhosecastelos.com/vinho-verde-portugal/).
Temos mais de 200 artigos em nosso Blog que você pode conferir (a grande maioria sobre o mundo do vinho).