Variedade de uva – Monastrell e/ou Mourvèdre

Variedade de uva – Monastrell e/ou Mourvèdre

Falar das variedades de uvas, de onde elas se originam e das características que elas aportam aos vinhos que são produzidos a partir delas, é muito importante, pois ajuda quem está iniciando e querendo aprender sobre vinhos. Por isso estamos fazendo uma série de artigos sobre as diversas uvas tintas e brancas. Se você está chegando agora no blog, tem artigos sobre outras variedades de uvas. Siga disfrutando com a gente!

É conhecida também pelos nomes Morastrel, Morrastrell, Vermeta, Mourviedro, Murviedro, Alcayata, Gayata, Garrute, Monastrell de la Gayata, Espar, Flouron, Trinchieira, Rossola, Barsac e Baltasar. Internacionalmente é chamada de Mourvèdreinclusive temos outro artigo e vídeo bem bacana falando sobre a participação dessa uva no corte conhecido como GSM, da região vitivinícola de Châteauneuf-du-Pape, na França.

Em Portugal, na América e na Austrália ela é chamada de Mataró.

Principais características

A Monastrell tem uma maduração tardia e pode ser colhida também sobremadura, ou seja, quando o produtor decidi fazer a colheita depois que a uva atingiu seu ponto de maduração ótimo. Um exemplo disso são as uvas Monastrell colhidas tardiamente para se elaborar o vinho Fondillón, que aliás tem um artigo muito especial aqui no blog dedicado a esse vinho, que é imperdível! Ah, tem o vídeo também em nosso canal do YouTube.

É uma variedade que adora o sol e se desenvolve muito bem em climas quentes e secos com solos preferencialmente profundos, com cascalhos, presença de “caliza” (calcáreo) e com uma boa drenagem. Ela é capaz de suportar períodos prolongados de seca, ou seja, é uma cepa bem valente.

Com todas essas características podemos dizer que é uma variedade um tanto rústica, porém se conduzidas com práticas de cultivo adequadas, ela pode nos presentear com vinhos espetaculares.

Principais Denominações de Origens

  • Espanha: DO Alicante, DO Almansa, DO Valencia, DO Jumila, DO Yecla. Nessas regiões encontramos vinhos com grau alcoólico elevado e com bastante tanino, devido ao clima bastante quente.
  • França: AOC Châteauneuf-du-Pape, a Mourvèdre (Monastrell) participa na mezcla com a Syrah e Grenache, aportando frescura e força a esses vinhos.
  • EUA: a Mourvèdre é cultivada em alguns vinhedos no Vale do Cucamonga (AVA-Área de Viticultura Americana) e em Santa Rosa.

Análise Sensorial 

  • A cor dos vinhos produzidos com essa variedade, quando jovem, são rubi intenso com tonalidade violetas.
  • Apresentam aromas de framboesa, cerejas e frutas negras em compota, como ameixa e figo, e de especiarias, como tomilho, pimenta negra e canela.
  • Em boca, são vinhos estruturados, tânicos e frescos. Possuem boa graduação alcoólica, acidez média e uma boa persistência.

Geralmente se mesclam com outras variedades de uva, como a Syrah, Merlot e Garnacha, para dar caráter e força ao vinho e aumentar a longevidade.

Harmonização 

Podemos harmonizar vinho varietal de Monastrell com:

  • carne vermelha grelhada, cordeiro assado ou com risoto de legumes ou cogumelos
  • vai muito bem com queijos curados, cremosos ou roquefort.
  • se optar pela harmonização por contraste de sabores, então a combinação fica perfeita com pratos agridoces da culinária asiática.

O vídeo sobre a uva Monastrell está diponível no nosso YouTubeonde fazemos uma degustação divertida com dois rótulos de Monastrell imperdíveis. Depois de assistir o vídeo, você pode comprar seus vinhos através dos nossos parceiros e seguir nossa sugestão fazendo a degustação da mesma maneira. Garanto que vai gostar! 

Salud!! 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!