Toscana – região vitivinícola italiana

Toscana – região vitivinícola italiana

A região vitivinícola italiana que vamos abordar hoje é a Toscana. 

Na Itália encontramos uma enorme diversidade de vinhos com originalidade marcante. 

Na Itália, o Império Romano foi responsável por difundir a viticultura por todas as regiões desse país, se tornando um território repleto de vinhedos. 

Vamos dar um panorama amplo e resumido sobre a macro região vinícola da Toscana em relação aos tipos de solos, clima, principais variedades de uvas cultivadas e principais vinhos toscanos.

Localização e relevo:

A Toscana está localizada no centro da Itália e sua capital é a cidade de Florença. A região se extende entre os Montes Apeninos e o mar Tirreno. 

Tem uma paisagem bem variada, repleta de colinas verdes onduladas e planícies próximas a costa.

Clima e solo:

O clima é suave e temperado quanto mais próximo do litoral, e continental no interior da região. Os verões são frescos e os invernos suaves. Devido a quantidade de microclimas que encontramos na região a variedade de estilos de vinhos também é grande. 

Encontramos diversas estruturas de solos, por exemplo de origem vulcânica, sedimentares marinhos e fluviais, arenosos e argilosos. 

Variedades de uvas:

Principal variedade de uva da Toscana é a tinta Sangiovese e seus clones (muitas zonas clonaram para poder ter sua própria versão da Sangiovese).

Outra tintas são a Cabernet Sauvignon, Ciliegiolo, Canaiolo, Pollera Nera, Syrah, Pinot Noir, etc.

Encontramos também vinhos brancos elaborados a partir da Vernaccia, San Gimignano, Trebbiano, Sauvignon Blanc, Chardonnay, etc. 

Vinhos: 

O estilo dos vinhos variam dos mais leves e frutados até os mais intensos e complexos com grande potencial para o envelhecer.

Os principais vinhos são:

  • Chianti e Chianti Classico
  • Supertoscanos
  • Brunello di Montalcino 
  • Vino Nobile de Montepulciano
  • Carmignano
  • Morellino di Scansano
  • entre outros.

Agora para praticar, beba vinhos toscanos, tanto tintos como brancos, prestando atenção nas características que você conseguir perceber.

Bons vinhos 🍷🍷. 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!