Vinhos e Castelos

Vinhos da Moldávia e suas incríveis vinícolas subterrâneas

Conteúdo

Vou começar esse artigo dizendo que Moldova é um verdadeiro paraíso da viticultura e da enologia. É um país reconhecido por seus vinhos. Então, para os amantes do vinho e tudo que se relaciona com esse assunto, já podemos ter uma idéia do que vamos ler a seguir. E posso te garantir que vai ser uma delícia saber mais sobre esse país que tem uma das melhores coleções de vinhos do mundo.

Moldávia (antiga Besarabia), também chamada Moldova, é um país que respira vinho e está localizado entre a Romênia e a Ucrânia, e fica a uma distância de 40 km do Mar Negro. Fazia parte da antiga União Soviética e se tornou um país independente em 1991 e cuja capital é Chisinau.

Com uma extensão territorial de um pouco mais de 33 mil Km, seus vinhedos ocupam quase 4% do território e ¼ da população ativa se dedica ao vinho.

Os vinhos e suas histórias                           

Moldova tem uma história ligada ao vinho com aproximadamente 5.000 anos, com um rico patrimônio vitivinícola onde são cultivadas em torno de 100 variedades de uvas.

A tradição do cultivo foi mantida durante o domínio da região pelos godos (povo gemânico procedente da Escandinávia) e pelos hunos (povo de origem asiática que habitou o território entre o rio Volga até o Danúbio).

Durante os séculos XVI e XVIII, a região fez parte do Império Otomano, e nessa época não houve desenvolvimento da cultura do vinho por motivos religiosos.

Já no século, XIX os czares russos anexaram a região e promoveram um grande desenvolvimento da viticultura que foi favorecida com a importação de algumas variedades francesas que tiveram uma ótima adaptação na região.

Moldova modernizou a atividade vinícola após a segunda Guerra Mundial, porém durante o governo de Gorbachov houve uma diminuição dos vinhedos devido as restrições impostas ao consumo de bebidas alcoólicas.

Após o fim do bloqueio soviético até os dias atuais, os vinhos dessa região tem evoluído bastante.

Geografia, solo e clima

Um dos fatores que contribuem para o excelente desenvolvimento da viticultura em Moldova é sua localização na mesma latitude de outra famosa região vitivinícola do mundo, a Borgonha.

Variedades de uvas cultivadas

As variedades cultivadas em Moldova são em sua maioria as Vitis vinífera brancas como a Rkatsiteli, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Aligote entre outras. Entre as tintas encontramos a Cabertnet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Saperavi, etc.

A utilização de uvas indígenas como as Feteascå Albå, Feteascå Neagrå e Rarå Neagrå, torna os vinhos de Moldova autênticos e singulares.

Denominações de Origem

Moldova tem 4 regiões vitivinícolas: Balti, Codru, Stefan-Voda e Valul Lui Traian, em uma área com 149.000 ha de vinhedos que foram criadas com o intuito de aproveitar ao máximo o potencial de cada região produzindo vinhos de qualidade.

Principais vinícolas

Moldova guarda em seu subterrâneo uma maravilha para quem se encanta com o mundo dos vinhos. No subsolo de Cricova (situada perto de Chisinau, capital de Moldova) encontramos gigantescas vinícolas subterrâneas. As vinícolas estatais de maior importância são Milestii Mici e Cricova que dispõem de um complexo de galerias subterrâneas que foram escavadas antigamente para a retirada de pedras de calcáreo que foram usadas nas construções da cidade de Chisinau. Esses túneis abrigam hoje uma impressionante quantidade de barris e garrafas de vinhos. Por exemplo, a vinícola Milestii Mici tem uma coleção com 2 milhões de garrafas e barris e Cricova com 1 milhão.

O mundo do vinho é mesmo fascinante! É muito prazeroso aprender algo relacionado ao vinho e ainda sobre a região em questão.

Caso tenha ficado interessado e pensa em conhecer esse país e seus vinhos, você pode começar a planejar sua viagem. Aqui no blog temos tudo que você precisa para fazer seu planejamento sem esquecer de nenhum detalhe. Basta acessar nossas Dicas para sua viagem, um passo-a-passo completo.

Confira nosso vídeo sobre os vinhos dessa região disponível em nosso canal no YouTube.

Confere lá.

Salud 🍷🍷!!

Compartilhe
Sair da versão mobile