Região vitivinícola: Saumur (França)

Região vitivinícola: Saumur (França)

Hoje vamos te levar para conhecer mais uma região vitivinícola francesa que além dos vinhos, encontramos também o lindo castelo de Saumur. 

Vamos te contar que tipos de vinhos você vai encontrar por lá, as principais uvas cultivadas e como o tipo de clima e solo vão influenciar nas características desses vinhos.

E pra que conhecer região vitivinícola? Simplesmente se você quer aprender mais sobre vinho e como escolher os seus vinhos na hora da compra, é importante que saiba um pouco sobre as principais características da região onde se produz determinado vinho. O clima, os tipos de solos onde são cultivadas as uvas e o fator humano/cultural da região determinam as características dos vinhos. 

Conhecendo um pouco de tudo isso aí que falamos acima, você vai ter mais confiança na hora de comprar seus vinhos, pois dependendo da região você já vai ter uma ideia do estilo do vinho. Então é só beber para saber se faz seu estilo ou não. 

Saumur é uma pequena cidade francesa e também uma região vitivinícola localizada no Vale do Loire (França). 

Destacamos em Saumur três denominações de origem (que em francês chamamos de AOP) importantes:

  • AOP Saumur
  • AOP Saumur Champigny
  • AOP Saumur Mousseux

As principais variedades de uvas cultivados em solos predominantemente arenosos e ricos em tuffeau (tipo de pedra de calcáreo) são Chenin Blanc e Cabernet Franc. Porém são cultivadas também (em menor quantidade) Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, … 

Como o clima da região é mais frio, as uvas concentram uma maior acidez. Sendo assim a maioria dos vinhos feitos a partir da:

  • Chenin Blanc: por causa da concentração alta de acidez nas uvas elas são destinadas para a produção do saumur mousseux (vinhos espumantes da região) que possuem borbulhas mais sutis. Outra parte dessas uvas são destinadas à elaboração do Crémant do Loire, outro tipo de espumante. 
  • Cabernet Franc: são vinhos tintos mais frescos com taninos suaves. Esses vinhos mantém esse frescor também por causa da alta acidez das uvas. Se a safra for de um ano com temperaturas um pouco mais altas, esses vinhos tintos tendem a ser um pouco mais potentes. Uma parte menor da Cabernet Franc é destinada para a produção de espumante tinto. 

Vamos destacar:

  • os vinhos tintos Saumur Champigny, que são os que mais gostamos da região, por serem mais frutados, com boa estrutura e se for de uma boa safra, podemos deixar para tomá-los após alguns anos.

Agora chegou a hora de praticar! A nossa sugestão de hoje é que você busque um vinho tinto de Saumur elaborado a partir da Cabernet Franc e outro vinho também varietal Cabernet Franc de uma região de clima mais quente, por exemplo, Espanha.

Compare os dois e anote as principais sensações que for percebendo em relação a coloração, aromas e sabores. 

Posso garantir que fazendo esses exercícios você vai aprender cada dia mais sobre o mundo do vinho. 

Bons vinhos 🍷🍷.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!