Vinho com ostras

Vinho com ostras

Hoje falaremos um pouco sobre uma das combinações de vinhos com comidas que mais me encanta, pois acredito ter uma simbiose perfeita. Só de pensar já dá água na boca. 

Então vou te contar aqui os motivos que tornam essa combinação uma perfeição (ao menos para mim). 

Lembrando que além das sugestões que vamos dar hoje, é claro que existem outras tantas igualmente gostosas. Portanto, como digo sempre, o que vale mesmo é experimentar para que você saiba o que funciona para você. 

As ostras são moluscos que apresentam conchas de duas valvas e que vivem naturalmente unidas as rochas ou enterradas na areia.

Normalmente sua coloração pode ser cinza, esverdeada ou acastanhada, mais ou menos tingida de marrom ou violeta. 

As ostras podem ser consumidas frescas e cruas ou preparadas de diversas formas. 

A harmonização mais clássica de vinhos com ostras é com espumantes e combina bem com ostras feitas de várias maneiras.

Como as ostras cruas, são naturalmente salgadinhas, com gosto de mar e uma textura carnosa, o ideal é que o vinho seja branco, seco, fresco, com acidez de média a alta e tenha uma textura crocante.

A minha combinação favorita com ostras cruas é com um refrescante Chablis.

E por que esse vinho combina tão bem com ostras?  O segredo dessa combinação pode ser por causa de geologia do solo da região (chamamos esse solo de kimmeridgiano), pois são solos provenientes da margem de uma bacia de calcário que antes estava submergida no mar e que  apresenta fósseis de conchas marinhas, inclusive de ostras.

O Chablis é um vinho fresco, seco, mineral, com aromas de pedra fria, frutas verdes (pêra) e um sabor salgadinho (chamamos de salinidade) que por COMPLEMENTO/ASSOCIAÇÃO combina perfeitamente com o salgadinho da ostras. 

Outras sugestões de vinhos são:

  • Muscadet – AOC do Vale do Loire (Melon de Bourgogne): aqui deixamos de lado o limão pois o vinho já tem suficiente acidez. Seco com um certo volume em boca, corpo leve (teor alcoólico em torno de 12%), toque salgado e acidez firme vai combinar muito bem.
  • Albariño galego (Espanha): um vinho jovem, seco, frutado com toque cítrico, fresco, intenso e acidez equilibrada, corpo médio e salinidade que vai muito bem com ostras com umas poucas gotas de limão. 

Agora é só colocar em prática experimentando também outros vinhos com ostras. 

O importante é se arriscar e se permitir novas experiências que podem ser muito bacanas e fascinantes. 

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!