Harmonização vinho com comida japonesa

Harmonização vinho com comida japonesa

Tenho visto por aí que o assunto combinação vinho com comidas tem gerado algumas polêmicas pois algumas pessoas acreditam que essa história de harmonização é bobagem e que cada um come e bebe o vinho que deseja.

De um modo geral pode até ser, pois “gosto é mesmo individual”.  

Porém, particularmente, acredito que conhecimento sobre o assunto é sempre bem vindo. 

Tanto as comidas quanto os vinhos são formados por substâncias que contém moléculas aromáticas que podem combinar entre si e outras que quando juntas não vão ter muita “afinidade”. Sabendo disso, temos mais chance de acertar nas combinações pois podemos potencializar ainda mais o sabor do alimento combinado com o vinho certo. 

Dito tudo isso vamos hoje dar algumas sugestões para combinar comida japonesa com vinho. Que aliás é uma delícia!

A gastronomia japonesa é bem diversificada e tem vários tipos de pratos diferentes dependendo da região. Vamos dar sugestão de alguns pratos:

  • Sushi e sashimi: esse tipo de comida é um dos que mais ressaltam o que chamamos de quinto sabor, o UMAMI, que significa para os japoneses, “sabor agradável”. Sugerimos vinhos que ajudam a ressaltar os sabores desses pratos.
    VINHOS:
    – branco seco, fresco com uma boa acidez e toque de salinidade, como Albariño, Sauvignon Blanc, Riesling, Godello, Pinot Gris etc.
    – espumante branco ou rosé: a acidez e a frescura dos espumantes mais jovens vai dar muito equilíbrio e ajuda a limpar a boca.            
  • Tempura: a textura mais crocante devido a fritura de legumes, verduras e mariscos que compõem esse prato combina muito bem com vinhos também frescos porém com um pouquinho mais de presença em boca.
    VINHOS:
    – brancos que passaram um tempo em contato com sua borras (sur lie)
    – rosés: mais frescos de corpo leve a médio
  • Dumplings ou gyosas: bolinhos feitos ao vapor com massa de trigo recheadas com variados tipos de carnes. Bacanas com vinhos tintos mais leves, frescos com poucos taninos e boa acidez.
    VINHOS:
    Mencía, Pinot Noir, Beaujolais Nouveau, Saumur Champigny

Como dizemos lá no início, a culinária japonesa é extremamente rica em opções e existem muitas outras comidas que também combinam bem com vinhos. 

Se você tiver sua combinação preferida nos envie um WhatsApp ou e-mail contando, pois adoramos trocar experiências. 

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!