Harmonização churrasco com vinho

Harmonização churrasco com vinho

Taí outra delícia de combinação de comida com vinho. Só de pensar já dá água na boca!!

Muita gente já sabe que carne é tudo de bom com vinho.

Mas será que isso vale mesmo para qualquer tipo de vinho? 

Achamos que generalizar não seria muito adequado pois nem sempre todos os vinhos funcionam com todos os tipos de carne. 

Então, hoje além de sugerir alguns vinhos para acompanhar um bom churrasco com tipos de carnes variadas, vamos te explicar também porque essa combinação dá tão certo. 

Começamos com uma regra de harmonização que vai ajudar você a entender porque vinho combina com carne.

As carnes são ricas em proteínas, gorduras entre outras substâncias, e além de já terem muito sabor, este ainda é potencializado pelo fogo da churrasqueira. Portanto, em regra geral, vinhos com mais estrutura e corpo combinam muito bem com as carnes. 

E por que sempre ouvimos dizer que os vinhos tintos combinam mais com as carnes vermelhas? 

Porque um dos componentes presentes nos vinhos tintos são os TANINOS que conferem aos vinhos estrutura e corpo, que vão combinar muito bem com esse tipo de carne.  

Então vamos a prática:

Churrasco de carne de porco: é muito comum deixarmos a carne de porco marinando em algum tipo de molho com ervas ou especiarias antes de levá-la à churrasqueira ou mesmo servir com algum tipo de molho. 

  • Como é uma carne um pouco mais magra, vai muito bem com vinho tinto de corpo médio ou mais leve como Mencía, Pinot Noir, Merlot, Garnacha…
  • Caso você use parte do porco com mais gordura, o vinho pode ser um pouco mais potente como o Malbec. 

Churrasco de carne de vaca: geralmente não usamos muitos temperos nesse tipo de carne, somente  sal e pimenta. E para acompanhar essa carne, o vinho pode ser de corpo médio ou mais encorpado, como Syrah, Touriga Nacional, Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Malbec, Nebbiolo, corte Bordeaux, Tannat,…)

Churrasco de carne de frango: carne mais magra como a de frango feita na churrasqueira fica ótima com vinhos brancos de Chardonnay envelhecido em barrica, um rosé ou tintos mais jovens e leves de Gammay ou Pinot Noir. Outra opção são os vinhos espumantes que são bastante gastronômicos. 

Carne de caça: podemos também fazer churrasco com carne de javali, pato, faisão que tem um sabor mais marcante e pedem vinhos tintos mais maduros que podem ser  Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tempranillo.

Churrasco de carne de cordeiro e cabrito: esse tipo de carne tem um sabor mais intenso e vai muito bem com vinhos que apresentam notas de especiarias e animais (couro), ou seja, vinhos que passaram por envelhecimento em madeira. Boas sugestões seriam um Monastrell, Tannat, Syrah,…

Sardinhas na churrasqueira: esse peixe tem sabor intenso e sua carne é mais gordurosa (rica em ômega 3). A sugestão seria um vinho branco, com boa acidez e neste caso sugerimos um Verdejo, Albariño, Assyrtik (Grécia) ou Riesling, Chenin Blanc e Sauvignon Blanc de clima mais frio serão uma boa opção. 

Lembrando que damos sempre algumas sugestões de combinações, porém acreditamos que cada pessoa tem seu gosto particular e não tem nada de errado com isso. 

O importante é você experimentar para saber se gosta ou não.

Caso você tenha uma combinação preferida de churrasco com vinho, divida com a gente!!

Aproveite para testar como está seu conhecimento sobre o mundo do vinho fazendo o Quiz que preparamos para você aqui no Blog. É só ➡️  clicar aqui  ⬅️

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!